6 canais no YouTube para aprender a adestrar cachorros

canais youtube adestramento cachorro

Sempre me perguntam sobre o método que escolhemos para adestrar a Nina, como fazemos esse adestramento e o que funcionou e o que não funcionou. Para ajudar quem anda tendo problemas com seu cãozinho, ou simplesmente quer ensinar comandos, truques e evitar problemas futuros, decidi compartilhar os seis canais no YouTube que me ajudaram muito a entender comportamento canino e a colocar em prática exercícios que funcionam de verdade.

Há três anos atrás, quando ela veio para casa, já adulta e com alguns problemas de comportamento, percebemos que contratar um profissional seria o ideal. Pesquisamos sobre métodos de adestramento e concluímos que o Adestramento Positivo parecia ser o mais eficaz e o único totalmente livre de crueldade. Não tivemos uma experiência muito boa com a adestradora que escolhemos, apesar de algumas boas referências, e decidimos adestrá-la nós mesmos, considerando o que tínhamos filtrado de positivo da experiência aliado a conhecimentos que vínhamos adquirindo através de muita pesquisa. Através dos vídeos desses seis adestradores e de muita prática conseguimos ensinar comandos valiosos para a Nina.

Como ela chegou em casa já adulta – que também tem o seu lado positivo – depois de quase ter morrido abandonada na rua, alguns problemas de comportamento, especialmente suas características reativas que geram agressão, ainda não foram completamente extintos. Nossa intenção é procurar um especialista em comportamento caso isso se prolongue, mas como atualmente não temos como bancar um tratamento desse tipo, seguimos pesquisando e pacientemente tentando dessensibilizá-la. O processo é lento, mas gradativamente vamos notando melhoras.

Se o seu cachorro for adotado ainda filhote, as chances de você conseguir evitar problemas de comportamento são enormes. Mas para isso, é necessário persistir e ser muito paciente. O ideal é aproveitar a fase inicial de vida do cão para ensiná-lo, mas isso não significa, claro, que o adestramento vá evitar todo e qualquer tipo de desvio de comportamento. Cães são seres vivos, não robôs! E, claro, tudo vai depender de como e com que frequência você aplica os conhecimentos e ensinamentos.

Training Positive – Tab Shamsi

O canal de Tab Shamsi existe há oito anos, e atualmente ele publica um ou outro vídeo esporádico. Apesar disso, o material do canal é valiosíssimo. Há dezenas de tutoriais que ensinam de maneira detalhada comandos básicos e truques elaborados, como pegar uma bebida na geladeira (!), passando por aulas sobre comportamento que vão abrir a mente de qualquer tutor que nunca tenha pesquisado sobre o assunto.

Kikopup – Emily Larlham

Proprietária do Dogmantics, Emily Larlham é uma referência internacional em comportamento e adestramento positivo para cães. Seu canal no YouTube tem nove anos e está repleto de tutoriais diversos, que ensinam coisas como cortar as unhas sem que ele fique agitado, parar de latir quando batem na porta e truques de cachorro de cinema. É muito impressionante!

Adestrador Online – Tomás Szpigel

Tomás Szpigel é um adestrador brasileiro que faz atendimentos virtuais e ministra cursos online. Seu canal no YouTube tem dez anos e além de abordar problemas comportamentais e dar dicas básicas para um bom adestramento, Tomás foca em agility, uma prática muito recomendada para cães com muita energia.

eHow Pets – Dog Training with Victoria Stilwell

O canal eHow Pets possui conteúdo vasto, mas meus vídeos favoritos são os apresentados por Victoria Stilwell, a adestradora que ficou conhecida pelo programa “It’s Me or the Dog”, no ar desde 2005. Victoria também baseia seu trabalho nos conceitos do adestramento positivo e na série criada para o eHow Pets, explica esses conceitos e demonstra como ensinar um cachorro a “ficar”, “vir”, andar sem puxar, etc. Os tutoriais básicos são perfeitos para quem acabou de adotar um cachorro ou para quem está pensando em adotar um.

Zak George’s Dog Training rEvolution

Os vídeos de Zak são bem produzidos e o canal é atualizado semanalmente. Zak aborda todos os assuntos relacionados a comportamento canino: problemas, comandos básicos, truques e dificuldades em ensinar ou aprender. As demonstrações são feitas com cachorros com problemas reais, que ele aborda “ao vivo”.

Subro Pontes

Para quem não entende inglês, o canal do Subro Pontes pode suprir bem a necessidade, com tutoriais muito semelhantes aos americanos. Apesar de ter poucos vídeos e não ser mais atualizado, o canal também possui alguns vídeos que ajudam a entender o método usado pelo adestramento positivo.

O YouTube parece ser uma fonte infinita de informação, do assunto que for, mas estranhamente ainda não há tanto conteúdo realmente bom nessa categoria, e encontrar esses seis canais não foi fácil. Por isso, faça bom proveito e me diga nos comentários se você conhece outro canal legal para aprender a adestrar cachorros!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s