6 maneiras de usar o verde na decoração

Sem Título-1

Talvez você não saiba, mas eu já trabalhei com Design de Interiores. Inclusive esse foi um dos cursos que cogitei estudar antes de optar por Cinema. Filha de arquiteta e engenheiro, cresci em meio a pranchetas, plantas, esquadros e grafite, na época em que ainda se fazia tudo a mão, e tanto gostava da área que, durante a faculdade, especializei-me em Cenografia e Direção de Arte, campo onde fui trabalhar depois de formada.

Falar sobre decoração no blog já era projeto fazia tempo, e de tanto pensar no assunto, acabei protelando por anos o que deveria ser uma escolha natural. Hoje decidi, finalmente, colocá-lo em prática, e vamos começar com um tema que me fascina: a escolha das cores de um ambiente.

Quando planejamos a decoração de um cômodo, uma das escolhas primordiais são as cores que o formarão. É possível se basear nas tendências, nos gostos pessoais e na função do cômodo, mas no Brasil é comum as pessoas optarem por cores neutras, especialmente nas paredes, por medo de errar ou de enjoar.

verde, que na bandeira do Brasil representa as nossas florestas, é subutilizado  na decoração principalmente pela dificuldade de combiná-lo com outras cores, ou porque sua predominância é normalmente vista como ousada demais. Por remeter jardins, ele é usualmente restringido a áreas externas ou molhadas, como banheiros ou cozinhas, mas pode e deve ser usado em outros ambientes, como veremos a seguir.

1. VERDE NOS DETALHES

Para os mais conservadores no que diz respeito a cores, é possível dar foco ao verde de maneira mais discreta. Ao utilizar a cor em uma peça importante como um sofá ou um tapete, o verde ganha destaque, especialmente se a peça for situada em um ambiente neutro, mas sem chocar ou enjoar. Uma das vantagens é poder trocar a peça com mais facilidade quando se deseja mudar totalmente a cara do lugar:

sofá verde decoração

Nessas imagens, as “telas em branco” enfatizam as peças centrais, e os toques de cor dos acessórios completem o verde sem anulá-lo.

detalhes verde decoração

Aqui, as peças centrais são enfatizadas pelos acessórios e plantas, em composições bastante tropicais e cheias de vida, literalmente!

2. VERDE NAS PAREDES

parede quarto verde decoração 1parede quarto verde decoração 2

O verde funciona bem como cor de cabeceira de cama, tanto em tons mais sóbrios quanto em tons mais suaves. Nesses exemplos, a decoração minimalista dá espaço a pendentes simples, mas emblemáticos, e uma roupa de cama convidativa em tons de cinza, que complementam bem a cor principal. Madeira clara no piso e nos móveis serve para dar mais leveza enquanto madeira escura e couro caramelo servem para dar mais seriedade.

parede sala verde decoração

É possível utilizar o verde em todas as paredes de um cômodo ou em apenas uma, seja ela a parede principal ou não. Quanto maior e mais iluminado o cômodo, melhor ele comportará tons mais escuros. Por outro lado, quanto mais escuras as paredes, mais aconchegante o cômodo se tornará. No caso dessas quatro imagens, o verde das paredes é complementado por cores neutras: branco, bege, tons de madeira escura ou clara e pontos de cor localizados, que não tiram a soberania do verde.

3. VERDE PREDOMINANTE

verde decoração

Para os mais ousados, é possível criar ambientes com predominância de verde: nas paredes, móveis e acessórios. Se o estilo tiver influências art déco, o verde esmeralda é o tom mais certeiro, unido ao dourado, preto, branco e geometrias. Para ambientes inspirados na Provença ou no campo, o verde menta é uma ótima pedida, e acompanha bem madeiras claras, bege e plantas. Para ambientes contemporâneos, vale tudo: do tom mais escuro ao mais claro, ou ainda uma mistura de diversos tons.

4. VERDE COM ROSA, AMARELO E AZUL

Rosa e verde são cores complementares, por isso combinam entre si. O ar tropical e contemporâneo pode adquirir características vintage dependendo da escolha de móveis e acessórios e também dos tons de verde e rosa escolhidos.

verde rosa amarelo azul decoração 1

Amarelo e azul, por sua vez, são cores análogas ao verde, e por isso também o complementam bem, especialmente quando os tons são mais saturados.

verde rosa amarelo azul decoração 2

Ambientes mais ousados podem, além de combinar duas, três ou quatro cores em proporções parecidas, utilizar padronagens e estampas que vão criar interesse e dar personalidade ao cômodo.

verde rosa amarelo azul decoração 3

5. VERDE NO BANHEIRO

No lavabo ou no banheiro, o verde é mais comum que nas áreas sociais, mas não precisa ser usado de maneira banal. Um banheiro inteiro verde pode ficar bem interessante, tenha ele estilo urbano ou rústico.

banheiro verde decoração 1

O verde pode aparecer em detalhes, como um gabinete industrial, uma banheira vintage ou no revestimento, e é bem complementado por metais dourados, concreto, preto, branco e madeira de tons claros, médios ou escuros.

banheiro verde decoração 2

6. VERDE NA COZINHA

Na cozinha, um tom de verde profundo é a escolha certa para estilo art déco, com complementos dourados e luminárias evidenciadas.

 cozinha verde decoração 1

Em cozinhas contemporâneas, prevalecem tons de verde mais amenos, em armários de linhas retas. Madeiras de tons médios e claros e o uso de revestimentos mais claros proporcionam equilíbrio na paleta e luminosidade.

cozinha verde decoração 2

Revestimentos de cor esmeralda caem bem em cozinhas muito claras, com armários brancos e complementos em madeira rústica, cheias de plantas e utensílios em tom de cobre, no melhor estilo boho.

cozinha verde decoração

Além dessas aplicações, é possível usar o verde com outras cores e em outros ambientes da casa. A cor é versátil e pode dar vida quando em tons vibrantes, ou tornar um cômodo mais sóbrio ou aconchegante, quando em tons menos saturados ou mais escuros. As utilizações são inúmeras!

Deixe nos comentários quais foram as imagens que mais inspiraram e quais outros temas vocês querem ver abordados aqui!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s