E hoje iniciamos um jornada pelo mundo, de receitas típicas, com meu toque pessoal. O primeiro país a nos inspirar é Estados Unidos, e a primeira receita é uma das minhas favoritas da vida: mac ‘n’ cheese, ou macarrão com queijo, um clássico que pode ser feito de diversas formas. Já testei muitas receitas e cheguei a essa que, para mim, é perfeita. Também ensino a fazer o panko que vai em cima do macarrão para formar uma casquinha crocante. No vídeo, vocês vão ver várias dicas de substituições e truques para a receita não dar errado! E fiquem atentos porque nas próximas semanas saem mais receitas maravilhosas do Tio Sam! Para se inscrever é só clicar aqui.
A receita rende 4 porções.
INGREDIENTES
250g de macarrão tipo macaroni, serpentini, cellentani ou qualquer massa curta que retenha molhos densos, como o fusilli ou o penne rigate, por exemplo
2,5L de água para cozinhar a massa
100g de manteiga sem sal
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1L de leite (pode ser integral, semi ou desnatado)
1 xícara (chá) de gruyère ralado no ralo grosso
1 xícara (chá) de queijo minas padrão ou meia cura ralado no ralo grosso
2 colheres (sopa) de parmesão ralado no ralo fino
3 colheres (sopa) de folhas de tomilho fresco
1 colher (café) rasa de pimenta caiena (coloque menos ou não coloque caso não goste da picância)
1/4 de noz moscada ralada na hora
1 xícara (chá) de panko
Sal e pimenta do reino a gosto
Você pode usar apenas um tipo de queijo (gruyère ou minas padrão) e pode substituir por queijos que derretam bem e não tenham sabor muito marcante, como cheddar (o queijo de verdade, não aquela pasta laranja bizarra), prato, gouda ou emmental.
PREPARO
Para fazer o panko: triture três fatias de pão de forma branco no processador. Leve ao forno na temperatura mínima por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando para não tostar.
Coloque a água para ferver.
Aqueça o leite até que ele fique morno. Ele não deve ferver.
Derreta metade da manteiga em uma panela no fogo médio.
Junte a farinha e mexa bem com um fuê até que se forme uma pasta. Mexa por cerca de dois minutos para que a farinha cozinhe.
Junte o leite aos poucos, mexendo bem com o fuê para que ele se incorpore ao roux (mistura de manteiga e farinha que serve para engrossar molhos). Cozinhe até que ele tenha engrossado levemente. Caso formem-se grumos, bata no liquidificador ou com o mixer. Só tome cuidado para, se for utilizar o liquidificador, deixar o molho esfriar antes, se ele não for resistente a calor.
Junte ao molho bechamel (molho feito com leite e roux) 2 colheres de folhas de tomilho fresco, a pimenta caiena, a noz moscada, sal e pimenta a gosto e os queijos, ainda em fogo médio. Mexa até que o queijo esteja derretido por completo. Prove para ajustar os temperos.
No meio tempo, a água já deve ter fervido e você já deve ter colocado a massa para cozinhar. Siga o tempo indicado pelo fabricante. Coloque sal na água do cozimento e mexa de vez em quando para ela não grudar. Quando ela estiver pronta, escorra-a. Algumas receitas pedem que a massa seja cozida por menos tempo por conta do tempo de forno, mas isso só faz com que ela absorva muito molho e fique na consistência errada. O tempo de forno não será suficiente para passar o ponto da massa, por isso ela deve ser cozida até ficar al dente.
Misture a massa ao molho e depois leve a mistura à travessa que vai ao forno. Aqueça o forno na temperatura máxima, caso o seu forno não tenha grill.
Derreta a outra metade da manteiga e misture ao panko. Misture também o restante do tomilho, o parmesão e tempere com sal e pimenta. Distribua sobre a massa e leve ao forno, com o grill ligado por cerca de 5 minutos, ou por 15 minutos se o seu forno não tive grill, em temperatura alta.