Vídeo #15: receita de mac ‘n’ cheese

E hoje iniciamos um jornada pelo mundo, de receitas típicas, com meu toque pessoal. O primeiro país a nos inspirar é Estados Unidos, e a primeira receita é uma das minhas favoritas da vida: mac ‘n’ cheese, ou macarrão com queijo, um clássico que pode ser feito de diversas formas. Já testei muitas receitas e cheguei a essa que, para mim, é perfeita. Também ensino a fazer o panko que vai em cima do macarrão para formar uma casquinha crocante. No vídeo, vocês vão ver várias dicas de substituições e truques para a receita não dar errado! E fiquem atentos porque nas próximas semanas saem mais receitas maravilhosas do Tio Sam! Para se inscrever é só clicar aqui.

A receita rende 4 porções.

INGREDIENTES

250g de macarrão tipo macaroni, serpentini, cellentani ou qualquer massa curta que retenha molhos densos, como o fusilli ou o penne rigate, por exemplo

2,5L de água para cozinhar a massa

100g de manteiga sem sal

4 colheres (sopa) de farinha de trigo

1L de leite (pode ser integral, semi ou desnatado)

1 xícara (chá) de gruyère ralado no ralo grosso

1 xícara (chá) de queijo minas padrão ou meia cura ralado no ralo grosso

2 colheres (sopa) de parmesão ralado no ralo fino

3 colheres (sopa) de folhas de tomilho fresco

1 colher (café) rasa de pimenta caiena (coloque menos ou não coloque caso não goste da picância)

1/4 de noz moscada ralada na hora

1 xícara (chá) de panko

Sal e pimenta do reino a gosto

Você pode usar apenas um tipo de queijo (gruyère ou minas padrão) e pode substituir por queijos que derretam bem e não tenham sabor muito marcante, como cheddar (o queijo de verdade, não aquela pasta laranja bizarra), prato, gouda ou emmental.

PREPARO

Para fazer o panko: triture três fatias de pão de forma branco no processador. Leve ao forno na temperatura mínima por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando para não tostar.

Coloque a água para ferver.

Aqueça o leite até que ele fique morno. Ele não deve ferver.

Derreta metade da manteiga em uma panela no fogo médio.

Junte a farinha e mexa bem com um fuê até que se forme uma pasta. Mexa por cerca de dois minutos para que a farinha cozinhe.

Junte o leite aos poucos, mexendo bem com o fuê para que ele se incorpore ao roux (mistura de manteiga e farinha que serve para engrossar molhos). Cozinhe até que ele tenha engrossado levemente. Caso formem-se grumos, bata no liquidificador ou com o mixer. Só tome cuidado para, se for utilizar o liquidificador, deixar o molho esfriar antes, se ele não for resistente a calor.

Junte ao molho bechamel (molho feito com leite e roux) 2 colheres de folhas de tomilho fresco, a pimenta caiena, a noz moscada, sal e pimenta a gosto e os queijos, ainda em fogo médio. Mexa até que o queijo esteja derretido por completo. Prove para ajustar os temperos.

No meio tempo, a água já deve ter fervido e você já deve ter colocado a massa para cozinhar. Siga o tempo indicado pelo fabricante. Coloque sal na água do cozimento e mexa de vez em quando para ela não grudar. Quando ela estiver pronta, escorra-a. Algumas receitas pedem que a massa seja cozida por menos tempo por conta do tempo de forno, mas isso só faz com que ela absorva muito molho e fique na consistência errada. O tempo de forno não será suficiente para passar o ponto da massa, por isso ela deve ser cozida até ficar al dente.

Misture a massa ao molho e depois leve a mistura à travessa que vai ao forno. Aqueça o forno na temperatura máxima, caso o seu forno não tenha grill.

Derreta a outra metade da manteiga e misture ao panko. Misture também o restante do tomilho, o parmesão e tempere com sal e pimenta. Distribua sobre a massa e leve ao forno, com o grill ligado por cerca de 5 minutos, ou por 15 minutos se o seu forno não tive grill, em temperatura alta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s