Cardápio da semana #23: baião de dois, robalo no falso papillote e arroz com lentilha e legumes vegano

cds-23

Depois dos excessos de fim de ano que, no meu caso, duraram alguns meses, decidi dar uma melhorada na alimentação. Percebi que estava abrindo muitas exceções, e acho melhor, pelo menos por um tempo, voltar a controlar mais o que como. Para me despedir das comidinhas mais pesadas, decidi fazer um baião de dois pela primeira vez, e fiquei muito feliz com o resultado. Servi, com ele, ovo frito, vinagrete e salada de couve. Aliás, salada de couve é uma das maiores descobertas dos últimos tempos. Acho mais gostoso que couve refogada, é mais fácil de fazer e rende muito mais. Pra compensar, fiz um robalo no falso papillote, porque ia dar mito trabalho para fazer oito porções individualmente. E depois, uma comidinha simples e vegana pra arrematar a semana.

Todas as receitas rendem oito porções.

BAIÃO DE DOIS + OVO FRITO + VINAGRETE + SALADA DE COUVE

CDS 23-7

VINAGRETE

Comece pelo vinagrete, que vai ficar “tomando gosto” na geladeira enquanto você prepara o restante.

4 tomates italianos picados

1 cebola picada

1/4 maço de coentro picado

1/4 maço de cebolinha picada

1 pimenta dedo de moça com as sementes (tire se você não gosta de muito picante) picada

1/4 xícara de azeite de oliva extravirgem

Suco de 1 limão taiti

Sal e pimenta do reino a gosto

Misture tudo e prove para ver se precisa acertar os temperos. Você pode substituir o coentro por salsinha. Leve à geladeira enquanto prepara o baião.

CDS 23-1

BAIÃO DE DOIS

400g carne seca

2 xícaras de feijão de corda (ou fradinho)

1 folha de louro

2 xícaras de arroz agulhinha

6 dentes de alho picados

1 cebola picada

1 cebola cortada em julienne

4 colheres (sopa) de óleo vegetal

300g de queijo coalho cortado em cubinhos

300g de bacon em cubinhos

1 colher (sopa) de manteiga de garrafa

1/2 maço de coentro picado

1/2 maço de cebolinha picada

Sal e pimenta do reino a gosto

Depois de dessalgar a carne seca (deixe de molho por 24 horas, trocando a água de 8 em 8 horas), cozinhe na panela de pressão com água o suficiente para cobrir a carne. Quando pegar pressão, abaixe o fogo e deixe por vinte minutos. Se possível, deixe a pressão sair naturalmente.

Abra a panela e junte o feijão fradinho e o louro. Acrescente água para cobrir o feijão e passar cerca de 3 dedos. Quando pegar pressão, abaixe o fogo e deixe por dez minutos.

Enquanto o feijão cozinha, faça o arroz: refogue metade da cebola e do alho no óleo (2 colheres) em fogo médio até a cebola ficar macia, junte o arroz e frite, sem parar de mexer, por cerca de um minuto. Junte 4 xícaras (chá) de água. Quando o arroz secar, abaixe o fogo e tampe a panela. Cozinhe por cerca de 5 minutos, ou até que o arroz esteja macio.

CDS 23-2

Quando o feijão estiver pronto, separe a carne e desfie-a. Escorra a água e reserve o feijão.

CDS 23-4

Aqueça 2 colheres de óleo em uma panela ou frigideira funda e frite os cubinhos de queijo coalho. Eu tentei fritar sem óleo e eles ficaram todos grudadinhos. Fiz o teste com óleo depois e deu certo. Escorra no papel toalha quando eles estiverem dourados.

CDS 23-3

Frite o bacon em fogo baixo para que a gordura derreta e ele frite nela. Junte a manteiga de garrafa, a outra cebola em julienne e alho e refogue até murchar. Junte o feijão escorrido, o arroz cozido, a carne desfiada, o queijo coalho frito, o coentro (pode ser salsinha) e a cebolinha e tempere com sal (cuidado porque o queijo e o bacon são bem salgados) e pimenta do reino a gosto.

CDS 23-5CDS 23-6

OVO FRITO

8 ovos caipiras

Óleo vegetal o suficiente para cobrir o fundo da frigideira

Sal e pimenta do reino a gosto

Aqueça levemente o óleo em uma frigideira, antiaderente, de preferência. Coloque quantos ovos couberem, um a um, com cuidado para que as gemas não se rompam. O fogo deve estar médio. Não mexa no óleo, nem no ovo. Naturalmente, a clara cozinhará, a gema ficará mole e a borda ficará tostada. Retire os ovos fritos e escorra o excesso de óleo em papel toalha. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Se você preferir, pode deixar para fritar os ovos apenas quando for comer. Eu gosto de deixar pronto, pelo menos para o almoço do dia seguinte. Aí é só deixá-lo um pouco mal passado para ele terminar de cozinhar quando for aquecer a comida.

SALADA DE COUVE

Depois de tudo pronto, só falta temperar a salada. A couve aguenta bem na geladeira depois de temperada, ao contrário de folhas mais frágeis como alface e rúcula. Então dá pra temperar tudo de uma vez.

1 maço de couve fatiada bem fininha

Azeite, suco de limão, sal e pimenta do reino a gosto

É só misturar com os temperos (eu costumo temperar de olho). Um toque mais azedinho vai bem, então eu acabo usando mais limão que o normal. Combina com o amargor da folha.


ROBALO ASSADO COM COGUMELOS E ERVA-DOCE + PURÊ DE BETERRABA + SALADA DE KALE

CDS 23-12

A ideia inicial era fazer um peixe no papillote, aquele que se assa dentro de um pacotinho. Mas como eu sempre faço oito porções de uma vez, parecia contraproducente fazer oito pacotinhos individuais. Tentei, então, fazer um pacotão. Coloquei tudo na assadeira e cobri com papel alumínio, bem vedado. A erva-doce não coube na assadeira, mas se você for fazer menos porções, pode colocar tudo junto!

PURÊ DE BETERRABA

Fiz esse purê a partir de uma sopa (receita aqui) que sobrou e estava congelada. Se você for reproduzir a sopa, é só dividir a receita pela metade.

Quando a sopa estiver pronta, deixe cozinhando em fogo baixo sem a tampa para reduzir.

Enquanto a sopa reduz, coloque o peixe para assar.

ROBALO ASSADO COM COGUMELOS E ERVA-DOCE

1,5kg de robalo limpo e cortado em oito porções

400g de cogumelos paris cortados em quatro

5 dentes de alho fatiados

1 maço de tomilho

3 bulbos de erva-doce fatiados

1 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco

Azeite, sal e pimenta do reino a gosto

Arrume, em uma assadeira, a erva-doce e o robalo por cima. Coloque o vinho. Distribua, por cima, o alho, cogumelos, raminhos de tomilho, azeite, sal e pimenta. Se você não tiver uma assadeira grande o suficiente (meu caso), coloque a erva-doce em uma assadeira separada e também a tempere com azeite, sal e pimenta. Cubra a assadeira com papel alumínio (lado brilhante para dentro) e feche bem para que todo o vapor se mantenha dentro da assadeira.

CDS 23-8

CDS 23-10

Leve ao forno preaquecido a 200 graus, por cerca de 15 minutos. Dependendo do forno, esse tempo pode mudar. Sempre cheque se o peixe está cozido, e cuidado para não passar do ponto.

Quando o peixe estiver quase pronto, finalize o purê de beterraba.

CDS 23-9

Quando ele tiver reduzido, junte 1/2 xícara de creme de leite fresco (pode ser o de caixinha ou latinha, mas aí desligue o fogo antes de colocá-lo) e experimente para ajustar os temperos.

Por fim, é só temperar a salada. Usei kale, que é super difícil de achar no Brasil. É só temperar como uma salada normal. Se você não achar, qualquer salada verde fresquinha cai bem!


ARROZ COM LENTILHA E CEBOLA CARAMELIZADA + ABOBRINHA REFOGADA + CENOURA ASSADA + SALADA DE TOMATE

CDS 23-13

SALADA DE TOMATE

Comecemos pela salada de tomate, que fica mais gostosa depois de marinar um pouco na geladeira.

4 tomates picados

Sal, pimenta do reino, aceto balsâmico e azeite de oliva extravirgem a gosto

É só misturar tudo, provar para acertar os temperos e levar para a geladeira enquanto prepara o restante.

CENOURAS ASSADAS

4 cenouras bem lavadas e fatiadas (com a casca mesmo) na mandolina (ou na faca) bem finamente

Azeite, sal e pimenta do reino a gosto

1 colher (sopa) de aceto balsâmico

Misture tudo e leve para o forno preaquecido a 230 graus por cerca de 20 minutos, ou até que as cenouras estejam douradinhas nas bordas.

CDS 23-17

Enquanto as cenouras assam, faça o arroz com lentilha.

ARROZ COM LENTILHA E CEBOLA CARAMELIZADA

1 xícara (chá) de arroz integral (pode usar o branco, se quiser)

1 xícara (chá) de lentilha que ficou de molho por pelo menos 2 horas

5 dentes de alho picados

3 cebolas fatiadas (em anéis)

3 colheres (sopa) de óleo vegetal

1 folha de louro

Sal e pimenta do reino a gosto

Comece pela cebola, que vai levar bastante tempo para caramelizar. Aqueça levemente 2 colheres de óleo e junte os anéis de cebola. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre para não queimar. Ela estará pronta quando estiver dourada e bem macia, o que deve demorar cerca de 20 minutos. Faça a lentilha e o arroz, enquanto isso.

CDS 23-14

Refogue o alho em 1 colher de óleo e junte a lentilha escorrida. Junte 2 xícaras de água, o louro e tempere com sal e pimenta. Eu tinha caldo de legumes no congelador, então usei ele. Ficou ótimo, mas se você não tiver caldo caseiro e não quiser fazer, use água mesmo (melhor que usar caldo industrializado). Tampe a panela e quando levantar fervura, destampe. Assim que estiver macia, está pronta. Não deve ter muita água, mas se tiver um pouco, tudo bem.

CDS 23-15

Enquanto isso, faça o arroz. Lave-o e leve para uma panela com 2 1/2 xícaras de água e tampe. Quando levantar fervura, deixe a panela semi-tampada. Deve demorar cerca de dez minutos, depois disso, para ele ficar pronto. Para fazer o arroz branco, siga as instruções da receita de baião de dois (não precisa do refogado).

Enquanto eles cozinham, faça a abobrinha.

ABOBRINHA REFOGADA

4 abobrinhas cortadas em palitos

5 dentes de alho picados

1 cebola cortada em julienne

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 maço de salsinha picada

Sal e pimenta do reino a gosto

Refogue a cebola, em fogo médio até ela ficar macia. Junte o alho e frite até ficar fragrante. Aumente o fogo e junte a abobrinha. Tempere com sal e pimenta e vá mexendo de vez em quando, até ela estar al dente. Cuidado para não passar e ficar mole. Apague o fogo e junte a salsinha. Misture.

CDS 23-16

Para finalizar o arroz com lentilha é só misturar os dois. A cebola vai ser colocada sobre eles na hora de servir, às colheradas, no prato.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s