Diário de bordo #2: São Bento do Sapucaí

img_0098

Em setembro, tiramos duas semanas de férias. Passamos uma em São Paulo e a outra em São Bento do Sapucaí. Não tínhamos muito dinheiro para gastar, mas queríamos dar um tempo da cidade grande, ficar no silêncio e respirar ar puro. Escolhemos São Bento do Sapucaí porque não conhecíamos a cidade e porque achamos no Airbnb uma casa perfeita, e essa casa ficava lá. Era a primeira vez que usávamos o serviço, e a experiência foi tão boa que decidi dividir com vocês. Demorou porque a intenção era produzir vídeos da viagem, mas tive um problema com um HD externo e perdi 90% das imagens que captamos lá. O trauma foi tão grande que cogitei nem falar sobre a viagem, mas aí lembrei o motivo de ter criado o blog: passar informação adiante para ajudar as pessoas. E é por isso que esse post chega hoje para vocês! 

A CASA

img_0977

Tínhamos alguns critérios para a escolha da casa:

  1. Aceitar cachorros
  2. Bom espaço externo para a Nina poder explorar
  3. Perto de São Paulo (máximo de 4 horas de viagem)
  4. TV de bom tamanho para assistir filmes
  5. Churrasqueira
  6. Cozinha bem equipada
  7. Internet wifi

A casa que alugamos tinha tudo isso, além de uma vista espetacular de todas as janelas, chuveiros com altíssima pressão e aquecimento a gás, árvores frutíferas, redes e forno e fogão a lenha (que acabamos não usando). Não há luxos, mas a casa está muito bem cuidada e a atenção que recebemos do anfitrião e dos caseiros foi excepcional. Além disso, o preço foi bem razoável: R$ 180 a diária, mais as taxas cobradas pelo Airbnb.

img_1016img_0227img_0241img_1038

Não nos faltou nada, apesar de eu ter achado que a roupa de cama e de banho poderia ser um pouco melhor (não era ruim, mas não era ótima). Além disso, não há fogão a gás, apenas a lenha e elétrico. Como levamos toda a comida praticamente pronta, não tivemos problemas. Cheguei a usar o fogão e o forno elétrico para fazer pequenas preparações e correu tudo bem. Uma dica: a casa fica no alto de um morro, o que proporciona a vista maravilhosa. No entanto, eu recomendo fazer a viagem durante o dia. O acesso é todo asfaltado e há muitas placas, mas pode dar um pouco de vertigem subir no escuro. Se você for muito destemido na estrada, coisa que eu não sou, ignore minha dica. Ah, e o sinal de celular (para todas as operadoras, segundo o proprietário) é ruim, mas a internet é boa, então você não vai ficar completamente incomunicável.

O QUE FAZER NA CIDADE?

img_0158

Ficamos a cerca de sete quilômetros do centro da cidade, uma distância boa para chegar rapidamente a ele e, ao mesmo tempo, ficar afastado o suficiente para ter total tranquilidade. Não havia casas muito próximas da gente, o que nos deu muita privacidade. O silêncio noturno era cortado pelo barulho das árvores, e o diurno, pelo piar dos pássaros. Para que vive em São Paulo e não consegue usufruir de silêncio absoluto nem de madrugada, é perfeito.

img_0839

No segundo dia, fizemos uma visita ao centro, é ele é adorável: pequenino, colorido, provinciano. Em uma hora é possível atravessar o centro a pé, e tomar um sorvete de queijo incrível em uma das sorveterias antigas da cidade, conhecer as igrejas, a praça central e o estádio. Como queríamos levar a Nina no passeio, não entramos em nenhum lugar e almoçamos em casa, mas há alguns restaurantes de comida italiana e comida da fazenda, inspirada pela proximidade do sul de Minas. Um alerta: quase fomos assaltados, mas percebemos a tempo e conseguimos escapar. Estávamos filmando e nosso equipamento chamou a atenção. Então, fique esperto. O centro tem tudo o que você pode precisar: farmácia, bancos, mercados. Tem até veterinário 24 horas, se você precisar.

img_0884

No dia seguinte, fizemos a trilha para o Bauzinho, umas das três montanhas escaláveis da região. A Pedra do Baú e a Ana Chata tem trilhas mais complicadas e não seria possível levar a Nina conosco. Nossa intenção, desde o início, foi fazer uma viagem a três, e por isso escolhemos o Bauzinho. A trilha é bem tranquila e curta, e a vista é fenomenal. Vale muito a pena.

img_0755img_0059img_0074img_0110

Nos outros dias, aproveitamos o sossego da casa, fizemos churrascos e foundue, para aproveitar o friozinho que ainda estava fazendo na época. A casa não tem panela de foundue, então levamos as nossas. Jogamos jogos de tabuleiro na mesa enorme que tem na churrasqueira, assistimos a alguns filmes que levamos, mas a internet era bem boa e deu para assistir Netflix numa boa (não me lembro se a TV é smart, mas como levamos o notebook, conectamos no HDMI da TV). Tem TV a cabo também.

img_0029img_0670img_0273img_0177

Recomendo muito a viagem. A cidade é propícia para descansar, e alugar uma casa é ótimo para ter mais privacidade e espaço. E para quem tem cachorro ou criança, é muito mais cômodo, apesar de não ter as regalias que um hotel pode oferecer. O custo é muito mais baixo, além disso, e o serviço do Airbnb é confiável, basta saber escolher um anfitrião com boas referências. Se você tiver interesse em conhecer melhor a casa que alugamos, é só clicar aqui. Ela tem um quarto de casal, apenas, mas o sofá da sala serve como cama para uma pessoa, e há um mezzanino que parece uma cabaninha com colchão de casal. Para acessá-lo, é necessário fazer uma mini escalada na parede – temática da região. Há três banheiros.

img_0154img_0266img_0235

Se você mora em São Paulo e está pensando em dar uma fugida, São Bento do Sapucaí é uma boa pedida, tanto para casais, quanto para famílias com crianças, para praticar esportes radicais ou apenas descansar. Se já está muito em cima para planejar uma viagem de fim de ano, que tal fugir da agitação do carnaval ou escolher um roteiro menos óbvio que a praia, em janeiro? De qualquer maneira, a cidade é tão próxima que dá até para fazer uma viagem de fim de semana. E se essa casa não estiver disponível, há muitas outras legais no Airbnb, na mesma faixa de preço.

img_0258

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s