Almoço de domingo #2: costelinha com molho BBQ + batata frita caseira + coleslaw

ADD 2-3

Pra comer uma costelinha de porco que desmancha só de olhar, macia, suculenta, com o melhor molho barbecue do mundo e os melhores acompanhamentos não precisa pegar horas de fila naquele restaurante maomeno. Essa receita vai garantir uma costelinha muito superior ao do restaurante “australiano”, e por muito menos dindim. Dá um tico de trabalho, não vou negar, mas mais pra fazer os acompanhamentos que a costelinha em si. Então, se você quiser simplificar a vida, pode escolher acompanhamentos mais simples. Cai bem com arroz branco e salada verde, por exemplo. Mas se você estiver disposto, faça essa batata frita caseira e esse coleslaw. Você não vai se arrepender. Prometo! E dá pra fazer bastante salada que ela dura uns bons três dias na geladeira. Aliás, quanto mais o tempo passa, melhor ela fica! A costelinha também dura um tempão (uns quatro ou cinco dias). Só a batata frita que tem que ser frita na hora. Mas quem tá podendo comer batata frita cinco dias por semana, não é mesmo? Já fiz esse prato várias vezes em casa, e para várias pessoas diferentes, e sempre é um sucesso. E, com muita alegria, compartilho todos os segredinhos com vocês! Aproveitem!

A receita rende 4 porções

COSTELINHA DE PORCO COM MOLHO BBQ

2kg de costela de porco

2 colheres (sopa) de óleo vegetal

2 cebolas picadas (usei a roxa mas pode ser a branca)

4 dentes de alho picados

1 pedaço de gengibre de 2x5cm, mais ou menos, picado

1 ramo de tomilho

1/2 xícara (chá) de ketchup

1/4 xícara (chá) de vinagre de vinho tinto

1/4 xícara (chá) de shoyu

suco de 2 laranjas

200g de açúcar demerara ou mascavo

1 colher (sopa) de páprica defumada

ADD 2-1 ADD 2-11

Refogue a cebola no óleo em fogo médio até que ela esteja translúcida. Junte o alho e o gengibre e deixe até que o gengibre esteja mais macio. Acrescente todos os outros ingredientes, menos a costela. Misture bem e deixe reduzir em fogo baixo. Vá provando e fazendo ajustes a seu gosto. Deve haver um equilíbrio entre a acidez do vinagre e da laranja, a doçura do açúcar demerara e salgado do shoyu.

ADD 2-10 ADD 2-9

Quando o molho estiver com uma textura mais grossa, coloque as costelas de porco em uma assadeira e besunte-as com o molho. Cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 180 graus por cerca de 2 horas e meia. Vá checando de tempos em tempos, e aproveite para regar as costelas com o molho que vai ficar no fundo da assadeira. Quando a carne chegar ao ponto certo, ela estará muito macia, saindo do osso com muita facilidade. Se for necessário, deixe mais tempo no forno.

ADD 2-8

Enquanto a costelinha assa, faça o coleslaw, a deliciosa salada de repolho que complementa muito bem esse prato.

COLESLAW

1/2 repolho verde cortado em tirinhas finas

1 cenoura ralada

1 cebola roxa cortada em meias luas

1 maçã cortada em tirinhas finas

1/2 xícara (chá) de folhas de hortelã picadas

1 dente de alho picado

1 copo de iogurte natural (170g)

1 gema de ovo

1 colher (chá) de mostarda (usei a dijon mas pode ser a amarela)

1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco

aproximadamente 1 xícara (chá) de óleo vegetal

Sal e pimenta do reino a gosto

Deixe a cebola de molho em água para tirar o ardor.

Enquanto isso, prepare a maionese. Em uma tigela, coloque a gema de ovo, a mostarda e o vinagre. Misture e vá colocando o óleo em fio e batendo vigorosamente com um fuê. Caso prefira, pode usar um mixer ou liquidificador. Quando der ponto de maionese, você pode acrescentar todo o restante do óleo de uma vez e misturar. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Misture o iogurte e o alho.

Misture o repolho, a cenoura, a cebola, a maçã e o hortelã com o molho e deixe na geladeira até a hora de servir.

ADD 2-2

Enquanto a costelinha termina de assar, prepare as batatas.

BATATA FRITA CASEIRA

4 batatas inglesas descascadas e cortadas em palitos

aproximadamente 1/2 litro de óleo vegetal

1 ramo de alecrim

Sal e pimenta do reino a gosto

Se você preferir, pode deixar a batata com a casca. Nesse caso, lave muito bem. Depois de cortar em palitos, enxague-as e seque-as com um pano de prato.

Quando a costela estiver quase pronta, aqueça o óleo em uma frigideira funda no fogo baixo. Não precisa aquecer muito. Nessa primeira etapa, nós vamos cozinhar a batata por dentro. Não coloque muita batata de uma vez, apenas o suficiente para fazer uma camada de batata. Quando ela estiver bem macia, aumente o fogo e deixe fritar até que esteja dourada e crocante.

ADD 2-7 ADD 2-6

Escorra a batata em papel toalha e tempere imediatamente com folhinhas de alecrim, sal e pimenta do reino. Enquanto ela está quente, absorve melhor os sabores.

ADD 2-5

Agora é só tirar a costela do forno e a salada da geladeira e servir! Quando fizerem a receita, me digam o que acharam, ok?

ADD 2-4

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s