Almoço de domingo #1: Mac ‘n’ Cheese

almoço de domingo 1-1

Porque nem só de cardápios equilibrados, saudáveis, práticos e rápidos vive essa cozinheira e comilona que vos fala. Nada como um dia de folga para me enfiar na cozinha com um único objetivo: só sair quando o prato que se deseja ardorosamente estiver pronto. Para aqueles que, como eu, gostam de comer bem e não abrem mão de uma boa enfiada de pé na jaca de vez em quando – ainda mais se essa jaca for caseira, caprichada e de origem controlada -, criei essa série de receitas elaboradas, que levam mais tempo para serem feitas e que compensam todo o esforço aplicado! Para começar, mac ‘n’ cheese, essa comida reconfortante tão popular nos EUA e tão menosprezada por aqui. Em São Paulo, só comi um mac ‘n’ cheese que fez meu estômago sorrir, no finado 210 Diner, que encerrou as atividades em janeiro desse ano. Ao contrário do que pode parecer, o macarrão com queijo norte-americano é fácil de fazer, mas para ficar perfeito é preciso um pouco de paciência e seguir alguns truques. Por isso, nada melhor que reservá-lo para um almoço de domingo ou para um jantar especial. Nada de fazer isso correndo num dia de semana exaustivo, ok?

A receita rende 4 porções.

INGREDIENTES

250g de macarrão tipo macaroni, serpentini, cellentani ou qualquer massa curta que retenha molhos densos, como o fusilli ou o penne rigate, por exemplo

2,5L de água para cozinhar a massa

100g de manteiga sem sal

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

1L de leite (pode ser integral, semi ou desnatado)

1 xícara (chá) de gruyère ralado no ralo grosso

1 xícara (chá) de queijo minas padrão ou meia cura ralado no ralo grosso

2 colheres (sopa) de parmesão ralado no ralo fino

3 colheres (sopa) de folhas de tomilho fresco

1/2 colher (café) rasa de pimenta caiena (coloque menos ou não coloque caso não goste da picância)

1/4 de noz moscada ralada na hora

1 xícara de panko (farelo de pão japonês que pode ser substituído por farelo de pão de forma sem casca levemente ressecado)

Sal e pimenta do reino a gosto

Você pode usar apenas um tipo de queijo (gruyère ou minas padrão) e pode substituir por queijos que derretam bem e não tenham sabor muito marcante, como cheddar (o queijo de verdade, não aquela pasta laranja bizarra), prato, gouda ou emmental.

PREPARO

Coloque a água para ferver.

Aqueça o leite até que ele fique morno. Ele não deve ferver.

Derreta metade da manteiga em uma panela no fogo médio.

almoço de domingo 1-8

Junte a farinha e mexa bem com um fuê até que se forme uma pasta. Mexa por cerca de dois minutos para que a farinha cozinhe.

almoço de domingo 1-7

Junte o leite aos poucos, mexendo bem com o fuê para que ele se incorpore ao roux (mistura de manteiga e farinha que serve para engrossar molhos). Cozinhe até que ele tenha engrossado levemente. Caso formem-se grumos, bata no liquidificador ou com o mixer. Só tome cuidado para, se for utilizar o liquidificador, deixar o molho esfriar antes, se ele não for resistente a calor.

Junte ao molho bechamel (molho feito com leite e roux) 2 colheres de folhas de tomilho fresco, a pimenta caiena, a noz moscada, sal e pimenta a gosto e os queijos, ainda em fogo médio. Mexa até que o queijo esteja derretido por completo. Prove para ajustar os temperos.

almoço de domingo 1-6

No meio tempo, a água já deve ter fervido e você já deve ter colocado a massa para cozinhar. Siga o tempo indicado pelo fabricante. Coloque sal na água do cozimento e mexa de vez em quando para ela não grudar. Quando ela estiver pronta, escorra-a. Algumas receitas pedem que a massa seja cozida por menos tempo por conta do tempo de forno, mas isso só faz com que ela absorva muito molho e fique na consistência errada. O tempo de forno não será suficiente para passar o ponto da massa, por isso ela deve ser cozida até ficar al dente.

almoço de domingo 1-5

Misture a massa ao molho e depois leve a mistura à travessa que vai ao forno. Aqueça o forno na temperatura máxima, caso o seu forno não tenha grill.

almoço de domingo 1-4

Derreta a outra metade da manteiga e misture ao panko. Misture também o restante do tomilho, o parmesão e tempere com sal e pimenta. Distribua sobre a massa e leve ao forno, com o grill ligado (ou pré-aquecido) por cerca de 15 minutos, ou até que a cobertura esteja dourada.

almoço de domingo 1-3

almoço de domingo 1-2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s