3 Saladas #1

Sem Título-1

Verão combina com? Cerveja! Também, mas o intuito, no momento, é comer mais leve. Confesso que estou fazendo isso para poder compensar no fim de semana e fagocitar gordices como se não houvesse amanhã. Vou perder peso assim? Provavelmente não. Vou aguentar muito tempo nesse esquema? É possível que sim, pelo menos enquanto durarem as ideias de receitas e a paciência de fazer comida diferente para o jantar. Sim, porque o plano é comer salada com pouco (ou nenhum) carboidrato todas as noites da semana. Claro que tem que ter uma convergência, do tipo: brócolis na salada, brócolis como acompanhamento no almoço. Assim, o trabalho é minimizado. E é claro que elas não são sem graça e totalmente saudáveis. Vai rolar queijo gordinho de vez em quando, sim! E que vençam os fortes!

SALADA ALFACE, RÚCULA, TOMATE, BRÓCOLIS, CENOURA, COTTAGE E OVO DE GEMA MOLE

Cottage e ovo são boas fontes de proteína para quem é vegetariano. Para quem é vegano, basta substituir o cottage por tofu, por exemplo, ou mais um ovo. Para quem não gosta de ovo de gema mole e acha esquisito ter um elemento morno numa salada fria, pode cozinhar o ovo para que ele fique com a gema dura e deixá-lo esfriar antes de montar a salada.

IMG_3217-1

Folha de alface e rúcula à vontade (eu costumo comer umas quatro de alface e umas seis de rúcula)

1 tomate cortado em quartos

4 floretes de brócolis

1/2 cenoura em rodelas

1 colher (sopa) generosa de queijo cottage

1 ovo

Molho: azeite de oliva extravirgem, suco de limão taiti, sal e pimenta do reino a gosto

Coloque água para ferver, o suficiente para cobrir o ovo. Quando ferver, abaixe o fogo para que a fervura não esteja muito alta. Coloque o ovo por 5 minutos caso queira a gema mole e 11 minutos caso queira a gema dura. Retire o ovo e coloque-o sob água corrente para esfriar.

Cozinhe o brócolis e a cenoura no vapor ou no microondas até que fiquem macios. Eu gosto que eles fiquem al dente, no vapor costuma demorar cerca de 5 minutos, e no micro-ondas, talvez metade desse tempo. É bom colocar menos tempo e ir checando.

Enquanto o brócolis e a cenoura esfriam, rasgue as folhas no tamanho desejado, corte os tomates e faça o molho. Basta emulsificar o azeite com o suco de limão usando um fuê ou um garfo. Mas você pode também simplesmente colocar os ingredientes em cima dos vegetais e misturar.

Tempere as folhas, o tomate, o brócolis e a cenoura com o molho. Coloque no prato que vai servir e arrume o cottage e o ovo cortado ao meio em cima. Tempere o ovo com uma pitada de sal e pimenta do reino.

SALADA DE ALFACE, RÚCULA, PEPINO, TOMATINHO E MUÇARELA DE BÚFALA

Essa combinação clássica de rúcula, tomate e muçarela ganhou o alface para uma amenizada na picância da rúcula e os pepinos para crocância e para elevar o valor nutritivo. As nozes dão uma segunda textura crocante à salada e enriquecem com vitaminas do complexo B (bom para vegetarianos) e ômega 3 (bom para todo mundo).

Procure uma muçarela boa. Eu gosto da Almeida Prado e Bianco Latte, que são bem cremosas e praticamente desmancham na boca. Por isso ela não deve ser misturada com o molho, junto com os outros elementos.

Tomates cereja são mais ácidos, tomates sweet grape são menores e mais doces e tomates mini momotaro são grandinhos e saborosos, mas mais caros.

IMG_3507-2

Folha de alface e rúcula à vontade

5 tomatinhos (cereja, sweet grape, mini momotaro) ou 8 se forem muito pequenos, cortados ao meio

1 1/2 muçarela de búfala em bola (daquela branquinha que fica imersa em líquido) cortada em quartos

1/2 pepino (o japonês é mais gostoso que o comum) cortado em rodelas

2 nozes picadas

1 colher (sopa) de parmesão ralado na hora

Molho: azeite de oliva extravirgem, aceto balsâmico, sal e pimenta do reino

Faça o molho emulsificando o azeite com o aceto, com um fuê ou garfo. Misture o molho às folhas de alface e rúcula rasgadas, os tomatinhos e o pepino.

Coloque no prato que vai servir. Arrume, por cima, a muçarela, as nozes e o parmesão.

SALADA DE ALFACE, RÚCULA, ATUM, PEPINO, MANGA E TOMATINHOS COM MOLHO ORIENTAL

Essa salada é super refrescante, leve e saborosa. O molho tem personalidade e contrasta bem com a doçura da manga. O atum é uma fonte de proteína fácil de ser usada e que vai bem com sabores orientais. O pepino dá crocância e o gergelim, como as nozes, contribui com textura e nutrientes específicos.

IMG_3790-1

Folha de alface e rúcula à vontade

1/2 lata de atum sólido conservado em água, drenado e despedaçado

1/2 pepino japonês cortado em rodelas

1/3 manga cortada em cubos (a palmer é a variedade que tem o melhor custo-benefício e é fácil de encontrar)

5 tomatinhos (cereja, sweet grape, mini momotaro) ou 8 se forem muito pequenos, cortados ao meio

1 colher (sopa) de gergelim torrado (pode ser o branco, o preto, ou uma mistura dos dois)

Molho: azeite de oliva extravirgem, shoyu, suco de limão taiti, gengibre picado e cebolinha picada

Para fazer o molho, as quantidades são livres. Se você gostar de gengibre e quiser que ele fique mais picante, pode colocar mais. O mesmo vale para a cebolinha. Em qualquer molho de salada, a proporção entre óleo e ácido (vinagre, limão) é de 3 para 1. O shoyu, nesse caso, faz o papel do sal. Emulsifique o azeite, o shoyu e o suco de limão com fuê ou garfo e misture o gengibre e a cebolinha.

Toste o gergelim em uma frigideira, no fogo alto, mexendo sempre para não queimar. Quando os aromas estiverem aguçados e ele estiver levemente dourado (no caso do gergelim branco), está pronto.

Tempere as folhas, o atum, o pepino e os tomatinhos com o molho. Coloque no prato de servir. Arrume, por cima, a manga e o gergelim.

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “3 Saladas #1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s