Em busca do hambúrguer perfeito #3: 12 Burguer & Bistro

12 burger 1

Almoçar bem aos domingos em São Paulo tem se tornado um desafio. Muitos bons restaurantes não abrem, outros lotam, principalmente os pequenos. É o caso do 12 Burguer & Bistro, antigo Twelve Bistro, que fomos conhecer recentemente. A casa é pequena, mas é possível evitar filas chegando cedo (antes das 14h).

Fomos bem recebidos.

Apesar da extensa carta de cervejas, decidimos pelas limonadas da casa, com limão taiti e siciliano, que estavam boas, mas excessivamente doces.

12 burger 2

Eu já tinha chegado decidida a provar as coxinhas de rabada, e talvez minha empolgação com elas fosse maior que com hambúrgueres, bem elogiados por aí. O Marcelo optou pelas batatas fritas que tanto ama, e porque os hambúrgueres não acompanham mais fritas e maionese como ainda indica o site. No dia, havia uma opção especial, as Aussie Fries, fritas com casca, temperadas com páprica e servidas com maionese de curry. Estavam boas, mas achei a porção pequena para o valor cobrado. As coxinhas, por sua vez, acompanhadas espertamente por vinagrete de agrião, já que a tradicional rabada é servida com agrião, estavam perfeitas. Com massa fina, recheio suculento e saboroso e casquinha crocante e sequinha, elas foram o ponto alto do meu almoço. O vinagrete poderia ter sabor mais pronunciado, mas eu poderia repetir aquela porção de coxinhas por uma tarde inteira, ah, podia.

12 burger 3

12 burger 5

Decepcionada por não encontrar o famoso hambúrguer com foie gras e cebolas no balsâmico no menu, escolhi o hambúrguer com cebola caramelizada, picles, queijo e tomate. O ponto da carne estava correto, mas senti, em algumas mordidas, um sabor amargo, provavelmente dos depósitos da chapa, porque meu hambúrguer não pareceu queimado. Faltou um pouco de equilíbrio no resultado final: muito queijo e pouco picles. Mas o pão era bom e, de maneira geral, gostei do hambúrguer.

12 burger 6

O Marcelo fez melhor escolha. O hambúrguer de porco com chutney de maçã, bacon e agrião estava saborosíssimo, no ponto certo, equilibrado, perfeito. Melhor hambúrguer de porco que já comi na vida.

12 burger 4

Para a sobremesa, pedimos o petit gateau com sorvete de Guiness, mais pelo sorvete que pelo bolinho. Ele demorou um pouco para chegar à mesa, o que é esperado para esse tipo de prato, já que o bolo deve ser assado na hora para ter a consistência certa. E apesar de o sorvete já ter começado a derreter nas bordas, seu interior ainda estava muito gelado. Gosto de sorvete todo na mesma consistência, derretendo na boca no momento em que entra em contato com ela. Geralmente se atinge esse resultado quando se serve o sorvete em formato de quenelle, e não de bola, o que talvez seja uma exigência descabida de minha parte, por se tratar de um lugar mais informal. A parte derretida, no entanto, me diz que o prato esperou para ser servido, o que não deveria acontecer. O petit gateau estava gostoso e o sorvete, apesar de não ter chegado na textura que eu gosto, estava muito bom, e complementava bem o chocolate.

12 burger 7

O cardápio é enxuto, mas inclui, além dos hambúrgueres, opções como steak tartare, curry amarelo de peixe do dia e língua de boi que, dizem, valem a pena. O local é privilegiado porque, apesar de se encontrar numa bairro movimentado, especialmente aos fins de semana, fica afastado o suficiente para a calmaria que eu gosto. O atendimento é correto, mas poderia ser mais atencioso. A comida, nesse dia, teve seus altos e médios, com alguns problemas que me incomodaram mais (o gosto amargo de queimado no hambúrguer) e menos (o sorvete gelado demais). Os preços dos hambúrgueres são razoáveis, com exceção da porção de fritas, que custa o mesmo que a porção do Z Deli, por exemplo, mas tem um terço do tamanho (e olhe lá). Eu voltarei pelas coxinhas, pelo hambúrguer com foie gras, que dizem ter voltado, e pelo hambúrguer com rabada. Mas continuo em busca do hambúrguer perfeito.

12 BURGUER & BISTRO – Rua Simão Álvares, 1018, Pinheiros – tel: (11) 3562-7550

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s