Cardápio da semana #6

Nova Imagem (1)

E fiz a cirurgia de retirada da vesícula. Como tive que poupar esforços físicos nos primeiros dias, abasteci o congelador com uns pratos que encomendo de vez em quando, para ter no caso de emergências. A comida é da Silvia, do Vó Bayge, e é a maior mão na roda. Eu, que gosto de comida caseira e gostosa e prezo pela qualidade de ingredientes e pela alimentação natural e saudável, fico sempre satisfeita com os pratos dela, e eles quebraram um galhão durante minha primeira semana de recuperação. Mas lá pelo décimo dia, eu já estava sentindo muita falta de cozinhar e de comer minha comida. Daí, surgiu esse cardápio: leve, mas nem tanto. Porque, depois de tanta sopa e coisinha leve, eu bem que merecia uma fritura, mesmo que fosse de couve-flor. O médico não fez nenhuma restrição alimentar, apenas pediu para fazer refeições pequenas, que eu já costumo fazer, e ir sentindo o que conseguia e o que não conseguia comer. Até agora, só senti melhoras. Minha digestão está melhor que nunca e não senti uma dor sequer (fora as dores normais da cirurgia). No mais, estou tentando colocar em prática a diminuição do consumo de carne, pelos motivos de sempre (preservação dos recursos naturais, boicote à produção industrial de carne que utiliza métodos cruéis e melhora da saúde), principalmente depois que assisti ao documentário Vegucated, sobre alimentação vegana (Deu pra assistir a um monte de filmes durante a recuperação!), que fala tudo que eu já sabia (mas que talvez você que não se interessa muito pelo assunto não saiba), mas mostra imagens chocantes. Eu já procurava não comer carne de dois a três dias da semana, e resolvi inverter. Até agora funcionou de forma excelente!

Todas as receitas rendem 8 porções.

OMELETE + GOHAN (ARROZ JAPONÊS) COM FURIKAKÊ + COUVE-FLOR A DORÉ + SALADA DE ALFACE E TOMATE + UMEBOSHI

cardápio da semana 6-1

OMELETE

12 ovos

1 colher (sopa) de óleo vegetal

Sal e pimenta do reino a gosto

Bata os ovos com um fuê, apenas para mesclar bem as gemas com as claras. Tempere com sal e pimenta. Coloque metade do óleo numa frigideira grande antiaderente, tire o excesso com uma toalha de papel, leve ao fogo médio e coloque metade dos ovos batidos. Vá levando, com uma espátula, as bordas ao centro. Dessa forma, o líquido vai escorrer até as bordas e a omelete vai cozinhar por igual. Quando sobrar pouco líquido, vire uma das pontas até o centro, e a outra ponta também até o centro. Vire a omelete com cuidado, desligue o fogo e retire-a. Faça o mesmo com o restante dos ovos. Divida cada omelete em 4 partes.

GOHAN

2 xícaras de arroz japonês

3 xícaras de água

Lave o arroz até que a água saia limpa. Deixe-o de molho por meia hora na panela onde será cozido. Eu uso uma panela elétrica japonesa, que tem as medidas de arroz e água, então eu não sei a proporção que uso. Se você for fazer no fogão, use 2 xícaras (chá) de água. Depois do molho, na panela elétrica é só ligar e deixar ela fazer o trabalho. No fogão, acenda o fogo alto e deixe a panela semi-tampada até que o arroz seque, ou seja, até que a água não seja mais visível. Tampe a panela completamente e deixe por mais uns 5 minutos. Experimente para ver se ele está bem macio e grudentinho. Eu não tempero, mas você pode colocar sal.

COUVE-FLOR A DORÉ

2 couves-flor

4 ovos capiras

500ml de óleo vegetal

Sal e pimenta do reino a gosto

Corte os floretes das couves-flor lavadas. Aqueça o óleo em uma frigideira funda. Bata ligeiramente os ovos com um garfo ou fuê e tempere com sal e pimenta. Passe os floretes de couve-flor pelos ovos. Quando o óleo estiver bem quente (pingue um pouco do ovo e veja se borbulha), coloque alguns floretes para fritar. Não coloque muitos de uma vez porque o ovo cria muita espuma. Deixe alguns minutos e vire. Retire quando estiverem dourados e coloque sobre papel toalha para escorrer o excesso de óleo.

cardápio da semana 6-11

SALADA DE ALFACE E TOMATE

Deixe as folhas de alface lavadas, secas e rasgadas num pote na geladeira. Assim, durante a semana, fica mais fácil preparar a salada. Coloque tomates (prefiro o Débora) cortados em pedaços e tempere como desejar. Essa semana eu usei suco de limão, shoyu e azeite de oliva.

O umeboshi é uma conserva salgada e azeda de um tipo de ameixa pequena japonesa. O furikakê é um tempero seco composto de gergelim, pedacinhos de alga, pedacinhos de peixe e pode ter várias variações. É muito gostoso em cima do Gohan quentinho. Ambos os produtos são encontrados em mercearias na Liberdade e lojas de produtos orientais.

FARFALLE A CARBONARA COM ERVILHAS + SALADA DE ALFACE E TOMATE

cardápio da semana 6-5

500g de farfalle grano duro (ou a massa da sua preferência)

5 litros de água

250g de bacon em cubos (Se achar, faça com pancetta, que é, como o bacon, barriga de porco curada, mas, ao contrário do bacon, não é defumada.)

8 ovos

300g de ervilhas congeladas (a congelada é infinitamente melhor que a enlatada)

150g de parmesão ralado na hora

Sal a gosto

Bastante pimenta do reino

Coloque a água para ferver.

Coloque o bacon para fritar em uma panela grande, em fogo baixo. Ele vai fritar na própria gordura. Estará no ponto quando estiver dourado, mas ainda macio.

cardápio da semana 6-4

Bata os ovos com um fuê, junte o parmesão e tempere com bastante pimenta do reino. Deixe para colocar o sal na finalização, já que o parmesão e o bacon têm bastante sal e, com a massa, é provável que você vá precisar de pouquíssimo sal ou nenhum.

cardápio da semana 6-3

Quando a água ferver, coloque a massa e uma pitada generosa de sal. Siga as instruções do fabricante.

Dois minutos antes de a massa ficar pronta, junte à panela as ervilhas congeladas. Escorra tudo quando a massa estiver cozida.

cardápio da semana 6-2

Se o bacon estiver esfriado, aqueça-o. Coloque a massa, mexa bem e apague o fogo. Junte a mistura de ovos, misture e prove o sal e a pimenta.

CHARUTO DE COUVE + SALADA DE ALFACE E TOMATE

cardápio da semana 6-10

500g de patinho moído (ou outra carne bovina magra)

2 xícaras de arroz integral (pode ser o arroz agulhinha)

8 dentes de alho picados

2 cebolas roxas (pode ser a branca) grandes picadas

1 maço de couve

100g de bacon em pedaços grandes

2 latas de tomates pelados

Água o suficiente para cobrir os charutos

1 folha de louro

Sal e pimenta do reino a gosto

Lave as folhas de couve. Retire, com uma faca bem afiada, o talo das folhas, inclusive a parte que vai atrás da folha, com a faca rente à tábua, num movimento quase horizontal. Cuidado para não rasgar a folha. Se não tiramos o talo, ao enrolar o charuto, a folha quebra.

Misture a carne, o arroz lavado, cinco dentes de alho e uma cebola picados e tempere com sal e pimenta.

cardápio da semana 6-6

Coloque pequenas porções da mistura de carne sobre as folhas, ajeite de forma cilíndrica e enrole.

cardápio da semana 6-8

Frite os pedaços de bacon em sua própria gordura, em fogo baixo, em uma panela grande. Junte 3 dentes de alho e uma cebola picados. Junte os tomates pelados e cozinhe por alguns minutos, desmanchando os tomates com uma colher de pau. Tempere com sal e pimenta e coloque a folha de louro.

cardápio da semana 6-9

Coloque os charutos, um ao lado do outro, na panela. Junte água ou caldo de carne ou vegetais (caseiros) até cobrir todos os charutos. Tampe a panela e aumente o fogo até ferver. Quando ferver, abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar até que a couve esteja macia (cerca de 30 minutos). Descarte o molho ou use para outra preparação.

cardápio da semana 6-7

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s