The Fifties repaginado e Em busca do hambúrguer perfeito #1

fifties 2

Dia desses tive o privilégio de almoçar com o Marcelo durante a semana e escolhemos o The Fifties do Shopping Eldorado para a ocasião. Considero o seu hambúrguer um bom custo X benefício, mas já tive problemas com atendimento e qualidade da comida em algumas unidades, algo quase inevitável em uma rede grande como essa. E como ele estava lá, na nossa frente, e ainda de roupagem totalmente nova, decidimos almoçar lá.

A nova decoração é resultado de uma mudança significativa do conceito e posicionamento da marca, e acompanha também nova identidade visual. A mudança, que começou na loja da Vila Olímpia (Rua Funchal, 345) no ano passado e deve se completar esse ano, vem num momento crucial, o momento do hambúrguer em São Paulo (e provavelmente em todo o Brasil). O clássico do fast food americano ganhou novo status no decorrer dos últimos anos, junto com a abertura de muitas e novas hamburguerias e a criação de festivais como o SP Burger Fest, que teve sua última edição (a quinta), em novembro do ano passado. E, claro, a infame gourmetização não poderia deixar de atingir esse prato tão unanimemente apreciado. Do meu ponto de vista, invencionismo na cozinha é sempre bem vindo, mas nem sempre é bem sucedido. E, por isso, aproveito a ocasião para iniciar nesse post uma série: Em busca do hambúrguer perfeito.

Enquanto a cara de diner vintage deixou de ser referência para lanchonetes no Brasil nos últimos anos, o cardápio tradicional também ansiava por novidade. E é para consertar isso que o The Fifties pôs em prática tantas mudanças. O ambiente da loja do Shopping Eldorado está modernizado e muito mais aconchegante e descolado. A apresentação dos pratos, bem como o cardápio, jogo americano e outros detalhes, também. Não senti mudança no atendimento. Continua apenas ok.

No cardápio, foram mantidos os clássicos e campeões de audiência, acertadamente, e inclusos novos hambúrgueres e acompanhamentos igualmente modernizados, como tomates verdes fritos, fritas trufadas, hambúrguer de atum, de cordeiro e de frango com abacate. Gostei bastante da proposta dos novos hambúrgueres, achei todas as composições interessantes, e foi difícil escolher qual eu provaria, mas não gostei do fato de todos os pratos novos terem nomes em inglês. A descrição deles, inclusive, incluía muitos elementos em inglês, o que pode ser muito confuso para quem não fala a língua ou não está familiarizado com termos culinários em inglês. É óbvio que todos os novos pratos são imensamente inspirados em culinária americana e em costumes alimentares americanos, e por isso é difícil traduzir perfeitamente alguns termos, mas se há criatividade para criar os pratos, deve-se também ter criatividade para descrevê-los na nossa língua.

Como a minha vontade era testar um hambúrguer tradicional de carne bovina, para saber se a execução e a qualidade mudaram junto com a nova roupa do The Fifties (e também porque não rola exagerar no almoço e depois voltar para o trabalho se arrastando), montei o meu, porque também existe essa opção: hambúrguer de 120g, cheddar inglês, cebola caramelizada e bacon, acompanhado das homemade chips and dips (batatas chips e molhos). As batatas vieram finíssimas e crocantes, mas alguns chips estavam moles e encharcados de óleo. Uma pena. Até porque os molhos que as acompanhavam, maionese de curry e molho de gorgonzola, estavam muito bons e eram o complemento perfeito. O hambúrguer estava bom, mas 120g é um tamanho insatisfatório para mim. O de 200g é mais negócio. O cheddar inglês era realmente cheddar inglês, a cebola estava bem doce, mas muito boa e o bacon estava bacon e abundante. No geral, o sanduíche não decepcionou. Acho até que foi um dos melhores que provei no The Fifties até hoje. Fora a a apresentação bacana de tudo.

fifties 1

Não sei se os itens antigos sofreram alteração de preço, mas quando a conta chegou, achei que ficou caro para o que o que foi oferecido. Por um pouco mais, eu teria ficado 100% satisfeita em outra hamburgueria, certamente. Por isso, apesar de apreciar a mudança, não consigo mais colocar o The Fifties na categoria “bom custo X benefício”. Ele tornou-se algo caro para o que oferece, e acho que só vale quando, como no meu caso, ele aparecer na sua frente, num dia em que você precisa comer e não quer ou não pode se deslocar até um destino melhor.

THE FIFTIES – Shopping Eldorado – Av. Rebouças, 3970, Pinheiros, 3º andar – Tel: (11) 3031-5908

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s