Cardápio da semana #2

cardápio da semana 2

Já fazia um tempo que eu andava preparando comidas bem leves, e essa semana deu vontade de coisas mais substanciosas. O friozinho do começo de outono chegou tão rápido quanto foi embora, mas serviu para me trazer um gripe que me pegou de jeito e ainda não me largou por completo. Por sorte, dessa vez, nem meu apetite nem meu paladar foram alterados, e achei que algumas comidas reconfortantes me trariam mais energia. Assim, surgiu o cardápio dessa semana.

As receitas rendem 8 porções.

PICADINHO DE CARNE + POLENTA CREMOSA + COUVE REFOGADA + SALADA DE ALFACE LISA, RÚCULA E CENOURA

picadinho

Ingredientes

800g de músculo em cubos

100g de bacon em cubos

10 dentes de alho picados

1 cebola grande picada

Os talos de 1 maço de salsão em cubos

2 cenouras em cubos

3 latas de tomates pelados

1 taça de vinho tinto seco

1 folha de louro

1 colher (sopa) de orégano

Sal e pimenta do reino a gosto

2 maços de couve em tiras finas

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

400g de farinha de milho especial para polenta

2 litros de água

1 colher (sopa) de manteiga

Alface lisa, rúcula e cenoura ralada

Azeite de oliva, vinagre balsâmico, sal e pimenta do reino para o molho da salada

Modo de preparo

Coloque o bacon em cubos numa panela grande em fogo baixo e deixe soltar a gordura enquanto ele frita nela própria. Quando estiver dourado, sele os cubos de carne em fogo alto.

Junte 5 dentes de alho picados, a cebola e frite por alguns minutos. Coloque o salsão, a cenoura e frite por mais alguns minutos.

Coloque os tomates pelados, o vinho, o orégano e o louro, tampe a panela e quando levantar fervura, abaixe o fogo. Cozinhe por aproximadamente uma hora. A carne e a cenoura devem estar macias e o caldo, deve ter reduzido a dois terços da quantidade inicial.

Enquanto o picadinho cozinha, faça a couve refogada. Aqueça o azeite e doure o alho. Não deixe dourar demais para não ficar amargo. Acrescente a couve em tirinhas. Para cortar a couve finamente, enrole as folhas, uma a uma, e use uma faca bem afiada. Eu roubei, dessa vez, e comprei a couve já picada, na feira. Só que eu comprei com antecedência demais e ela estragou. Mas vale a muito a pena fazer essa couve porque ela combina muito bem com o picadinho e a polenta. Tempere a couve com sal e pimenta do reino e vá mexendo até que ela murche e fique macia.

Faltando uns dez minutos para a finalização do picadinho, faça a polenta. Ferva 2 litros de água. Acrescente a manteiga, sal e pimenta do reino e vá juntando a farinha de milho aos poucos. Se você for habilidoso, vá jogando com uma mão e misturando com um fouet com a outra mão. Se não, coloque um pouco da farinha na água e mexa. Isso vai evitar que empelote. Se mesmo assim formarem-se grumos, você pode usar o mixer ou o liquidificador para tirá-los. Prove o sal e a pimenta e reserve.

Tempere as folhas rasgadas de alface e rúcula e a cenoura ralada com azeite de oliva, vinagre balsâmico, sal e pimenta do reino a gosto.

PENNE COM MELÃO E PRESUNTO CRU + SALADA DE ALFACE LISA, RÚCULA E TOMATE

penne com melão

Ingredientes

500g de penne grano duro

500ml de creme de leite fresco

½ melão amarelo em cubinhos

16 fatias de presunto cru (aproximadamente 300g)

100g de parmesão ralado

Sal e pimenta do reino a gosto

Alface lisa, rúcula, cenoura ralada e tomate italiano (ou débora) em oitavos

Azeite de oliva, vinagre balsâmico, sal e pimenta do reino para o molho da salada

Modo de preparo

Coloque água para ferver a porção de massa que será consumida na refeição.

Junte, em uma panela, em fogo médio, o creme de leite, 100g de parmesão, o melão em cubinhos, sal e pimenta do reino. Tome cuidado com o sal porque o parmesão já é bem salgado. Assim que levantar fervura, abaixe o fogo. Mexa de vez em quando para o parmesão não grudar no fundo da panela.

Quando a água da massa ferver, coloque o penne para cozinhar com um pouco de sal.

Quando o queijo do molho estiver completamente derretido e o melão bem macio, experimente para checar sal e pimenta, faça as correções necessárias e desligue o fogo.

No prato, misture o molho à massa e coloque 2 fatias de presunto cru desfiadas. Se quiser, coloque mais um pouco de parmesão.

Tempere o alface, a rúcula, a cenoura e o tomate com o azeite, o vinagre balsâmico, o sal e a pimenta.

ARROZ INTEGRAL + LENTILHA + FILÉ DE FRANGO GRELHADO + CHUCHU REFOGADO + FAROFA + SALADA DE ALFACE, SALSÃO E TOMATE

farofa

Ingredientes

2 xícaras (chá) de arroz integral

5 xícaras (chá) de água

500g de lentilha

200g de bacon em cubos

15 dentes de alho picados

2 cebolas grandes picadas

2 folhas de louro

8 filés de peito de frango

Suco e raspas de 2 limões taiti

4 chuchus descascados em cubos

250g de farinha de mandioca

½ maço de salsinha picada

50g de manteiga

4 colheres (sopa) de óleo vegetal (eu uso de girassol)

Sal e pimenta do reino a gosto

Alface lisa, folhas de salsão (que sobraram do que foi usado no picadinho) e tomate italiano (ou débora) em oitavos

Oléo vegetal, suco de limão e shoyu para o molho da salada (dei uma enjoada da combinação de cima e resolvi mudar um pouco)

Modo de preparo

Um dia antes, se possível, coloque a lentilha de molho em água fria. Assim, o cozimento dela será muito mais rápido.

Coloque os filés de frango numa marinada de suco e raspas de limão, 5 dentes de alho picados, sal e pimenta do reino. Leve à geladeira.

Coloque metade do bacon para fritar em sua própria gordura em uma panela grande em fogo baixo. Quando estiver dourado, junte 5 dentes de alho picados e antes de dourar, junte uma cebola. Deixe refogar até ficar translúcida, junte o louro, sal e pimenta e a lentilha com a água do molho. Se você não conseguiu deixar a lentilha de molho, coloque água o suficiente para cobri-la com uma folga. Tampe a panela, deixe o fogo alto até levantar fervura e abaixe para médio quando estiver fervendo. Cheque de vez em quando para ver se é necessário acrescentar mais água. Eu gosto que a lentilha fique bem macia e com um certo caldo. Cozinhe até que atinja o ponto que você gosta.

Enquanto a lentilha cozinha, coloque o arroz e 5 xícaras (chá) de água em um panela com o fogo alto. Assim que a água secar, tampe a panela e abaixe o fogo. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mas vá experimentando de vez em quando para ver se o arroz já está cozido. Dependendo da panela e do fogo ele pode demorar mais ou ficar pronto mais rápido.

A farofa eu fiz porque os chuchus não estavam muito bons por dentro e eu acabei aproveitando só metade deles. Improvisei com o que tinha na geladeira, e ficou uma delícia. Frite a outra metade do bacon na própria gordura. Quando ele estiver quase bom, acrescente a manteiga e 2 dentes de alho picados. Doure levemente e junte uma cebola picada. Quando ela estiver translúcida, coloque a farinha de mandioca e mexa bem para que ela incorpore todos os temperos. Deixe ela cozinhar por um minuto, junte a salsinha picada, sal e pimenta do reino a gosto, misture e prove. Reserve.

Aqueça 2 colheres de óleo, frite rapidamente 3 dentes de alho picados e junte os chuchus em cubos. Tempere com sal e pimenta do reino, abaixe o fogo e tampe a panela. Cozinhe por alguns minutos, até que o chuchu esteja macio.

Aqueça 2 colheres de óleo numa frigideira e frite os filés de frango. Deixe de um lado por 2 minutos e vire. Ele deve estar dourado. Abaixe o fogo para uma chama média e deixe por mais cerca de 3 minutos. Ele deve oferecer uma certa resistência quando você pressiona sua carne, mas não muita. É um pouco difícil atingir o ponto certo do frango. Ele não pode ficar rosa, mas não deve ressecar e ficar duro. Caso você não tenha certeza se ele está no ponto, tire da frigideira e faça um corte para ver a carne por dentro. Se necessário, volte à frigideira.

Rasgue as folhas de alface e rúcula, junte os tomates em oitavos e tempere com o shoyu, o suco de limão e o óleo.

Eu acabei esquecendo de fotografar o prato pronto, por isso a foto da farofa solitária aí em cima. 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s