Café da manhã dos campeões #2

café da manhã 1

Eu adoro café da manhã, não dispenso nunca. Mas nem sempre foi assim. Eu era daquelas que saía correndo para trabalhar de manhã, de estômago vazio, e passava a manhã sofrendo, até a chegada do almoço, onde eu inevitavelmente exagerava para compensar. Como esse hábito não é nada saudável, passei a me forçar a comer de manhã e redescobri o prazer dessa primeira refeição do dia.

Durante a semana, por conta da correria, faço sempre a mesma coisa: a crepioca com queijo cottage que ensinei nesse post. Mas nos fins de semana aproveito para matar algumas vontades que demandam mais tempo. Aproveitamos as compras na feira, vez ou outra, para nos deliciarmos com uma das minhas duplas favoritas: pastel e caldo de cana. Em outras ocasiões, vou atrás do clássico de padoca, o pão com manteiga na chapa com a média de espresso. E em casa, improviso com o que está na geladeira.

Essa semana fiz uma comidinha simples, mas deliciosa.

TORRADA COM OVOS MEXIDOS E TORRADA COM QUEIJO COTTAGE E GELÉIA DE MORANGO

Receita para 1 porção

Ingredientes

2 fatias de pão integral

2 ovos (de preferência caipiras)

1 colher (chá) de manteiga sem sal

Sal e pimenta do reino à gosto

2 colheres (sopa) de queijo cottage

1 colher (copa) de geléia de morango (ou o sabor que você preferir) sem açúcar

Modo de preparo

Coloque as fatias de pão na torradeira (ou forno, se você não tiver torradeira). Eu não consigo gostar de pão 100% integral, e uso um que leva farinha integral e farinha branca. É só metade saudável, mas é mais gostoso.

Bata levemente os ovos com um garfo ou um fouet. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Derreta a manteiga em frigideira antiaderente em fogo baixo. Coloque os ovos na frigideira e mexa com uma colher de pau até que estejam cozidos, mas ainda úmidos e cremosos. Deve demorar cerca de um minuto.

Arrume as torradas no prato quando estiverem prontas. Coloque os ovos sobre um das torradas. Sobre a outra, espalhe a geléia e o queijo cottage por cima. Eu gosto de usar um queijo cottage que não é light, porque ele é muito mais cremoso e saboroso. O light é bem pobre em gorduras, mas também em sabor. A quantidade usada aqui não é grande, e eu acho que as calorias a mais valem a pena. A melhor geléia é adoçada com suco de frutas. A ela não se adiciona açúcar nem adoçante. Existem algumas opções nos mercado, e elas costumam ser mais caras, mas são muito mais saudáveis.

Sirva imediatamente para as torradas não murcharem com a umidade das coberturas.

Dois ovos pode ser um exagero para algumas pessoas. Como vocês podem ver na foto, eles cobriram a torrada com generosidade. Eu adoro, mas se você quiser pode usar só um que vai ficar muito bom também. Também dei uma caprichada no queijo cottage, mas dá para usar menos se você quiser.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s